CITOT 2007 - Conference on Information Technology Organisations and Teams

Realizou-se em Lisboa, no Parque das Nações (Hotel Tryp Oriente), no passado dia 19 e 20 de Maio, a CITOT 2007 – Conference on Information Technology Organisations and Teams (http://www.desgin.itml.org/citot2007). Na conferência os investigadores apresentaram trabalhos evidenciando a utilização de tecnologias de informação e seus impactes em grupos, organizações e sociedade.
A conferência contou com participantes nacionais e internacionais, nomeadamente de França, India, Sri-Lanka,Japão, Mexico e Oman. A comissão cientifica da conferência foi constituída por investigadores doutorados de universidades da Dinamarca, Suécia, Noruega, Austrália, Estados Unidos, Moçambique, França e Portugal.
O investigador Biju Syed da Universidade de Dhofar no Oman, apresentou uma abordagem para gestão de conhecimento no âmbito de organizações, enfatizando a necessidade de criação de um espírito de colaboração para uma mais eficaz implementação das tecnologias de informação.
Foi ainda apresentado um estudo das potencialidade e desafios da utilização de sistemas organizacionais (ERP) Open Source pela investigadora Manuela Aparício, da ATML. Por sua vez, Thomas Houy da France Telecom analisou o impacte da utilização de ERP. Para tal recorreu à teoria economia, especificamente à teoria da agência.
A Prof. Junko Iwabuchi da Universidade Keio em Tóquio apresentou a plataforma VolumeOne, destinada a museus e distribuição de video.
Um investigador do ISEL, João Ferreia, apresentou uma abordagem conceptual relativa a uma biblioteca digital aplicada à indústria automóvel.
José Paulo Silva da PT Comunicações apresentou um protótipo para avaliação de usabilidade em dispositivos de pequena dimensão. Na sua comunicação referiu as vantagens de se usar um emulador na Web para avaliação de usabilidade de dispositivos móveis de pequena dimensão.
Num trabalho feito conjuntamente com a doutora Joaquina Barrulas do INETI e Prof. Pedro Faria Lopes do ISCTE, Manuela Aparício apresentou uma abordagem para avaliação de portais na Web. Ao aplicar esta abordagem a um portal destinado a profissionais da área financeira, verificou que os especialistas atribuem maior relevância à actualização e credibilidade dos conteúdo, ao passo que os não especialistas são mais críticos com os aspectos de natureza estética.
Um grupo de investigadores do ISCTE, composto por Carlos Costa, Ferreira Dias e Carlos Serrão, apresentou resultados relativos à atitude face à implementação de sistemas de votação na Web. De entre as conclusões, são de destacar as reservas levantadas pelos utilizadores face à utilização de sistemas de votação electrónica na Web face a outras formas de votação electrónica.
No âmbito da conferência foram apresentado três workshops entitulados respectivamente “Workshop on Digital and Web-Art”, “Workshop on Communication genre in Information Systems” e “Workshop on PHP and Web Services”.
No “Workshop on Digital and Web-Art” foram feitas comunicações relatando trabalhos realizados em colaboração entre investigadores do ISCTE e do IADE.
No “Workshop on Communication genre in Information Systems” foi discutida utilização do conceito de género de comunicação, conceito proposto por duas investigadoras do MIT no âmbito nos sistemas de informação. Os trabalhos aí apresentados também analisam ligações destes conceitos com as problemáticas levantadas na gestão do conhecimento e pelas bibliotecas digitais. Esses trabalhos dizem respeito a aplicações no âmbito de autarquias locais ao redor de Lisboa.
No Workshop on PHP and Web Services”, o especialista português nesta matéria, Bruno Pedro, apresentou as novas funcionalidades e desafios apresentados por uma linguagem de crescente utilização que é o PHP.
Como orador convidado, Paulo Trezentos da Caixa Mágica apresentou as virtude e desafios do desenvolvimento Open Source, bem como as últimas novidades do Linius, sistema que está a ser implementado no Ministério da Justiça.

Comentários

Mensagens populares